top of page

SOBRE NÓS

A Comunidade dos pequenos trabalhadores, conhecida pela sigla CDPT, é uma casa lar, que abriga crianças e adolescentes afastados do convívio familiar que foram violados em seus direitos, tais como negligência familiar, abuso sexual, situações de risco e vítimas de maus tratos. Trabalhamos em defesa dos dereitos da criança e Adolescente conforme preconiza o estatuto da Criança e Adolescente.

A CDPT possui duas casas lares, Cada casa Lar pode abrigar até 10 crianças. É composta por uma equipe devidamente preparada para atender da melhor forma possível as crianças e adolescentes acolhidos. 

A entidade procura realizar trabalhos dinâmicos que os prepare para sua autonomia, disciplina, liberdade, acesso, auto-cuidado e responsabilidades, com atendimentos psicológicos e sociais, jogos e brincadeiras dirigidas para que sejam expostos a vontade da criança, seus pensamentos e frustrações. Os adolescentes participam de cursos profissionalizantes, que futuramente possam ajudar para inserção no Mercado de trabalho.

 

 

História

 

Foi fundada em 23 de junho de 1995 por Pedro Brondoni, sendo a primeira proposta de casa lar do município.  Consiste em acolhimento como medida de proteção de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.

 

Missão

 

Acolher e atender de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco e com seus dereitos violados, como assistir suas respectivas famílias com atedimiento psicossocial. Despertando na criança e no adolescente os reais valores de ser um cidadão protagonista de sua história, integrando e reintegrando no meio familiar e comunitário.

 

 

Objetivo

 

A CDTP, com o intuito de garantir os dereitos das crianças e adolescentes em situação de abrigo institucional, entendendo que esta, expõe primeiramente e de imediato uma violação, a estes, na depuração ao convívio familiar, expondo-os ainda a uma situação de perca e de suspensão dos vínculos e de afetividade com suas famílias de origem.

A partir deste pressuposto e preocupação, e que viemos buscando traçar e reinventar novas formas de tornar esta situação menos traumatizante, visando amortização de tal situação, empenhando-se em oferecer a estes uma esfera própria para os seus desenvolvimento e liberdade, criando condições para que possam ser agentes de sua própia historia e formação, com o intuito primordial de possibilitar a reinserção familiar.

 

Valores

  • Defender a dignidade humana de crianças e adolescentes, porque eles têm direito a um ambiente familiar de qualidade.

  • Procuramos sempre dar amor as crianças.

  • Promulgar o respeito entre as crianças para sua convivência e harmonia.

  • Estamos totalmente comprometidos com a organização e as crianças e adolescentes que dependem de nossos cuidados.

 

 

Programas e políticas de acompanhamento

Acolhimento em casas lares.

 

A entidade mantém 02 casas lares com crianças e adolescentes em cada uma, as quais são encaminhadas através de determinação judicial pela Vara da Infâmcia e Juventude. O serviço oferecido é de carater provisório para crianças/adolescentes afastados do convívio familiar como medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis se encontram temporalmente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou na sua impossibilidade á familia substituta.

 

bottom of page